Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62233 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50630)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Juridicos-->O JÚRI -- 07/04/2000 - 03:47 (paulo jorge pires plaisant) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
há muito que se questiona a instituição do Júri,secular e que,segundo os especialistas,falho,justamente por ser composto de cidadãos comuns,sem nenhum conhecimento jurídico,levados a sentenciar por advogados hábeis,e,às vezes,inescrupulosos.combatido ou não,aí está o GRANDE JÚRI...como vimos nos últimos dias,foi julgado novamente o líder do MST,tendo como patrono o saudoso professor,meu professor,EVANDRO LINS E SILVA,ex-ministro do supremo tribunal federal.veterano e conhecido por sua grande eloquência,capaz de transformar o mais terrível assassino,em uma "vítima" da sociedade...

Rainho ou Rainha,como a imprensa o denomina,alcançou a absolvição,ao revés do julgamento anterior em que foi condenado por homicído a 26anos de prisão!e como no brasil,quem é sentenciado a mais de vinte anos tem direito a novo julgamento,o líder do MST voltou ao júri que,curiosamente,o absolveu na mesma proporção da vez anterior,só que,òbviamente,em sentido inverso:4 votos a tres.

deste modo,nunca saberemos se rainho(ou rainha)matou mesmo ou não!pode ser que seja um frio assassino que se livrou das garras da lei,pela habilidade do dr. evandro ou realmente,um inocente até então injustiçado que,finalmente alcançou a liberdade plena e poderá retomar sua vida normal,ao lado da família,amigos e à frente do movimento,como ele mesmo diz pretender.

é um problema afinal de consciência.; dele,dos jurados e do advogado...não deixa de ser preocupante essa modalidade de julgamento,eis que nos deixa com a mente intranquila e cheia de dúvidas.

comungo da opinião de que há de ser feita uma total reformulação em nossas leis,sobretudo no que tange ao direito penal que completou sessenta anos!(é um "vovô")

na era da informática,afinal,não se coaduna um plenário performático e "lúgubre" em que ainda se vestem becas e togas negras,tornando o ambiente sinistro...esperemos que os digníssimos legisladores trabalhem.justifiquem seus salários astronômicos e passem a limpo este brasil de incoerências e contradições,onde o novo e o muito velho convivem e,não raro,de forma colidente e incompatível."FIAT LUX" na cabeça de nossos líderes! ( o autor é advogado,jornalista e escritor:wwwjurinforma.com.br/plaisant)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui